O que começou com a venda informal de apenas dez camisas, ainda no primeiro emprego, transformou-se no ponto de partida de uma trajetória sólida no empreendedorismo. Há 13 anos à frente da Nathstore, a empresária Nathalia Torres comemora a consolidação de uma marca que se tornou referência em moda feminina no Tocantins, marcada por gestão eficiente, propósito e identidade local.
Durante a faculdade, Nathalia ampliou seu olhar para os negócios ao vender cosméticos, roupas e produtos importados. A experiência despertou o desejo de empreender com autonomia e planejamento. Com olhar atento às tendências e foco no atendimento, ela fundou a Nathstore, que hoje se destaca pela combinação entre moda, comportamento e relacionamento próximo com as clientes. “Minha família sempre trabalhou com vendas, nasci e cresci em uma empresa, então empreender sempre foi um caminho natural. Desde nova, eu entendi que vender não era apenas sobre o produto, mas sobre entender as pessoas. A Nathstore nasceu dessa vontade de construir algo consistente, com propósito e muito trabalho”, comenta.
Ainda segundo a empresária, após 13 anos de consolidação e aprendizado, a loja chega a uma fase que ela considera de maturidade e reconhecimento do público. O cuidado no atendimento e a escolha das peças, que refletem estilo e identidade, tornaram a marca comandada por Nathalia Torres um nome de referência na moda em Palmas. “A trajetória confirma que resultados duradouros vêm da combinação entre visão empreendedora, dedicação e sensibilidade”, afirma.
O crescimento da Nathstore reflete uma tendência que transforma o cenário econômico do Estado. Segundo o Sebrae, o Tocantins conta com 331 mil mulheres no mercado de trabalho, sendo 62 mil (18,7%) à frente de seus próprios negócios. A maioria dessas empreendedoras (78%) tem entre 25 e 59 anos, o que para a instituição demonstra a força da presença feminina na economia local.
Entre os segmentos que mais se destacam está o de Moda e Confecção, com 8.205 empresas, o que representa 13,1% das mulheres que decidem empreender no Tocantins, um setor onde a criatividade, o senso estético e a gestão de marca têm garantido espaço de crescimento contínuo.
Para Luciana Retes, analista do Sebrae, o avanço feminino no empreendedorismo é um fenômeno que transforma o mercado e amplia oportunidades. “O Sebrae tem o propósito de apoiar o fortalecimento da autoconfiança da mulher, oferecendo acesso ao conhecimento e às ferramentas necessárias para quem deseja empreender ou se inserir no mercado de trabalho. Ao investir no desenvolvimento delas, contribuímos para uma sociedade mais inclusiva e para o fortalecimento da economia do Estado”, aposta.