Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação CNA/Senar

Foto: Divulgação CNA/Senar

O Sistema CNA/Senar apresentou na COP 30 os resultados de uma iniciativa que tem ajudados produtores rurais a promover a regularização ambiental em sua propriedade: o RetifiCAR.

O projeto foi tema dos debates sobre adaptação que ocorreram na terça (11), primeiro dia das atividades do Sistema CNA/Senar na Blue Zone, no painel sobre o tema “Código Florestal: o que está sendo feito”.

O RetifiCAR foi lançado pela CNA em 2023 para fortalecer os sindicatos rurais e capacitar equipes locais no auxílio aos produtores na retificação do CAR, etapa essencial para a regularização ambiental das propriedades rurais.

A iniciativa começou por Minas Gerais, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faemg) e sindicatos locais, expandindo-se posteriormente para outros Estados.

Cada sindicato participante recebe uma equipe de consultores contratada pela CNA, responsável por capacitar os profissionais, analisar notificações dos órgãos ambientais e orientar os produtores na retificação do cadastro. Após a correção, o produtor recebe um comprovante que assegura a conclusão do processo.

A assessora técnica da CNA, Jaine Cubas, disse que o objetivo é intensificar a comunicação e reforçar que o produtor precisa voltar ao sistema para fazer os ajustes necessários e assim manter o seu CAR ativo, para que ele não tenha dificuldade ao acessar o crédito rural, além de outras ações que exigem o CAR ativo.

Durante o painel na COP 30, foram apresentadas as ações que precisam ser feitas a partir do próximo ano, que incluem iniciativas como parcerias público-privadas para apoiar os Estados na análise, uma estratégia de inteligência geoespacial entre cadastros já existentes, juntamente com o Ministério da Gestão e Inovação (MGI), além de intensificar ainda mais a comunicação com os produtores rurais.

Números

O RetifiCAR já beneficiou mais de 5,6 mil produtores em 10 Estados brasileiros, consolidando-se como uma das principais iniciativas de apoio à regularização ambiental de imóveis rurais no país.

Os dados revelam o crescimento do programa: dos 5.658 produtores atendidos, 2.967 imóveis tiveram o Cadastro Ambiental Rural (CAR) retificado e 454 foram validados, totalizando 28,3 mil hectares regularizados.

Do total de cadastros, 35% já foram analisados pelos órgãos estaduais responsáveis, enquanto 40,64% encontram-se em fase de análise.

Etapas

Além da retificação do CAR, o Sistema CNA atua ao lado dos produtores rurais para garantir o avanço da regularização ambiental, oferecendo apoio também nas etapas posteriores como adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) e elaboração, implantação e monitoramento dos Projetos de Recuperação de Áreas Degradadas e Alteradas (PRADA).

O RetifiCAR funciona também como um balcão itinerante do produtor, presente em eventos do setor, ampliando o acesso dos produtores rurais ao serviço de regularização.

A regularização ambiental da propriedade permite ao produtor ter acesso ao crédito rural e a políticas públicas.

CAR

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um instrumento obrigatório do Código Florestal Brasileiro (Lei 12.651/2012), criado para integrar informações ambientais das propriedades rurais.

O Brasil tem hoje aproximadamente 7 milhões de imóveis cadastrados. Segundo dados do Climate Policy Initiative (CPI), organização internacional de análise de políticas públicas e finanças, considerando o país como um todo, houve um aumento de 41% no número de cadastros com análise iniciada entre novembro de 2024 e setembro de 2025.