Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Delfino Miranda

Foto: Delfino Miranda

Servidores da sede do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) recebem, nesta quinta-feira, 10, um treinamento técnico para atendimento ao produtor rural na emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). A ação, que será estendida aos extensionistas do órgão de todo o Estado, tem como finalidade orientar e preparar os técnicos para realização da "Semana do CAF", uma ação estratégica do Governo Estadual para cadastrar o maior número de agricultores familiares do Estado.

Esse mesmo treinamento ocorrerá nas oito Regionais do Ruraltins, na próxima semana, começando por Araguatins, dia 15 de agosto; Araguaína, dia 16; Colinas, dia 17; e Miracema, 18. Na semana seguinte, as regionais de Gurupi, Porto Nacional, Taguatinga e Paraíso do Tocantins.

Já a Semana CAF está programada para ocorrer de 11 a 15 de setembro, nas oito Unidades Regionais, incluindo os 92 escritórios locais, e assim, contemplando os 139 municípios tocantinenses.

O CAF é utilizado para reconhecer e apoiar os agricultores familiares, que desempenham um papel importante na produção de alimentos e no desenvolvimento rural sustentável.  E esse mutirão, conforme explica o presidente do Ruraltins, Washington Ayres, “é uma demanda do governador Wanderley Barbosa para garantir que os agricultores familiares tocantinenses tenham acesso a políticas públicas, programas de crédito, assistência técnica e outros benefícios destinados a fortalecer as famílias rurais do nosso Estado”.

“O CAF desempenha um papel fundamental na inclusão e no suporte aos agricultores familiares, contribuindo para a melhoria de suas condições de vida e para o crescimento do setor agrícola", destacou também o gerente de Crédito do Ruraltins, Rafael Massaro, e um dos coordenadores do treinamento.

O CAF veio para substituir a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional da Agricultura Familiar (DAP), possibilitando maior transparência e segurança, pois as informações declaradas pelo agricultor familiar serão validadas por informações já existentes em outras bases de dados do governo federal.

Cadastro

De forma gratuita e com validade de dois anos, a inscrição no CAF no Tocantins é feita pelos técnicos do Ruraltins. O interessado pode procurar o órgão mais próximo de sua propriedade, munido da documentação necessária.