Em janeiro celebra-se o Dia do Farmacêutico (20/01), profissão que desempenha um papel crucial no bem-estar da sociedade. No Tocantins, o Sindicato dos Farmacêuticos (Sindifato), fundado em 1997, sob a atual presidência do especialista em saúde, Renato Soares Pires Melo, representa a categoria na busca por melhores condições de trabalho, garantia de direitos e salários justos.
O Sindifato é destinado a defender os interesses econômicos e laborais comuns, e assegurar a representação e a defesa dos associados administrativamente e em Juízo.
O presidente Renato Soares reforça que o Sindicato dos Farmacêuticos do Tocantins desempenha um papel fundamental na defesa dos direitos da categoria. "Sem a força das normas coletivas, profissionais que recebem acima de um salário-mínimo ficariam desprotegidos em relação a aumentos salariais. Graças à crescente união dos farmacêuticos, o Sindifato alcançou um dos maiores pisos salariais do Estado e do Brasil, evidenciando que a adesão ao quadro social fortalece ainda mais as conquistas da categoria. Unidos, garantimos avanços e proteção no mercado de trabalho”.
Entre as demandas defendidas no momento, está a convocação dos farmacêuticos aprovados no concurso público de Paraíso do Tocantins, realizado em 2023, e no concurso público de Palmas realizado em 2024. De acordo com o Sindifato, não é razoável que profissionais contratados continuam ocupando vagas que deveriam ser preenchidas pelos aprovados nos certames. “A aprovação em um concurso público traz esperança de estabilidade e reconhecimento, mas a falta de convocação gera frustração. É inaceitável que aprovados, muitas vezes dentro do número de vagas, sejam preteridos por contratados indicados politicamente. A prática desvaloriza o mérito e compromete a transparência no serviço público”, analisa o presidente Renato Soares.
Leia também: Sindifato vê com preocupação proposta do governo para alterações no PCCR da saúde e conclama servidores
Aliado na Profissão
O farmacêutico, professor Fábio Pajeú, confirma a importância do Sindifato. Segundo ele, o sindicato é o seu maior aliado na profissão. "O Sindifato para mim é a entidade mais importante para um farmacêutico, pois é a voz que defende os nossos direitos como farmacêuticos. Enquanto o CRF-TO e o CFF regulamentam a profissão, é o Sindifato é quem está na linha de frente, lutando por melhores salários, condições de trabalho mais seguras e justas, e por reconhecimento da nossa importância para a sociedade", destaca.
Fábio explica que muitos colegas ainda confundem o papel do Sindifato com o do Conselho. "Mas a diferença é clara: o Sindifato é o nosso representante nas negociações com os empregadores, buscando sempre garantir melhores condições para todos nós. Já passei por situações em que precisei da ajuda do Sindifato e posso afirmar: eles são incansáveis na defesa dos nossos interesses. Graças ao trabalho do Sindifato, no estado do Tocantins, temos um dos maiores pisos salariais do Brasil. Essa conquista é fruto da união de todos nós, farmacêuticos filiados", afirma.
Ser filiado ao Sindifato, acrescenta o professor Fábio, é muito mais do que pagar uma taxa. "É fazer parte de uma comunidade que se preocupa com o bem-estar e o futuro da nossa profissão. É ter a certeza de que temos um aliado forte e comprometido conosco. A taxa de filiação é um investimento no nosso futuro. É um valor simbólico em comparação com tudo o que o Sindifato faz por nós", defende.
Foi através do Sindicato que Fábio Pajeú recuperou sua paixão pela profissão, como ele mesmo conta. "Como farmacêutico e professor, sinto a responsabilidade de conscientizar meus colegas e alunos sobre a importância de se filiar ao Sindifato. Através do Sindifato, recuperei a minha paixão pela profissão e encontrei uma nova motivação para continuar lutando por um futuro melhor para todos nós".
Canais de comunicação
O Sindifato mantém importantes canais de comunicação, dentre eles página online com a disponibilidade das principais notícias relacionadas à área, tabela salarial, diretos trabalhistas, comunicados, estatuto social, orientações de como associar-se, além de material de apoio para estudos aos que buscam uma vaga em concurso público.
Outra página de contato direto entre os trabalhadores e o Sindicato é o Instagram. Na página do Sindifato os farmacêuticos do Tocantins podem conferir dicas, conselhos, alertas, detalhes sobre eventos, sobre o andamento de demandas defendidas, e mais.
Mais sobre o Sindifato
O Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Tocantins foi fundado em 20 de setembro de 1997 e registrado em 8 outubro de 1998, quando foi constituída a primeira diretoria em assembleia geral da categoria. É formado pela Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Delegados Representantes junto á Federação, efetivos e suplentes, eleitos a cada quatro anos.
Em Palmas/TO pode ser localizado na Quadra 404 Sul, Avenida LO 11, lote 4 Sala 6.
Página online do Sindifato: https://www.sindifato.com.br/
Instagram: https://www.instagram.com/sindifato/.