Com o fim do período de férias, as atividades cotidianas retornam, e desta vez em conjunto com a chegada do período de calor intenso que impacta diretamente o consumo de energia das unidades consumidoras no Tocantins. Aparelhos de refrigeração como o ar-condicionado, ventilador, geladeira e freezer tendem a trabalhar mais para manter o desempenho nos dias mais quentes, o que requer atenção para que a rotina não impacte tanto no boleto da conta de luz.
A previsão para o mês agosto é de temperaturas acima da média do período, sobretudo no sul do Estado. “Vale lembrar que agosto ainda faz parte do período seco no Tocantins, com acumulados de chuva abaixo de 20 mm. Já as temperaturas devem ficar em torno de 1°C a 2°C acima da média mensal e uma sensação térmica ainda maior”, explica a meteorologista e consultora da Energisa, Ana Paula Paes.
Levando em consideração o "calorão", atitudes simples no dia a dia podem ajudar a reduzir o impacto nas contas de energia, dentre elas manter o filtro do ar-condicionado limpo, acumular roupas para acionar na máquina de lavar menos vezes na semana e reduzir ou evitar o uso do chuveiro elétrico.
“A sugestão é retirar da tomada equipamentos que não estão sendo usados e evitar deixá-los em stand by. Também tente evitar abrir a geladeira várias vezes ao dia ou deixar a porta aberta por muito tempo. Com relação ao ar-condicionado, o recomendado é mantê-lo na temperatura de 23°C a 24°C. Essas são algumas das principais dicas para economizar energia neste verão”, orienta a coordenadora comercial da Energisa Tocantins, Andréa Albernaz.
Consumo consciente
Para que a conta de energia seja menos impactada possível, confira mais algumas recomendações da concessionária
- Ao adquirir um ar-condicionado, opte por modelos mais eficientes e econômicos. Mantenha os filtros limpos e a manutenção em dia, para que o aparelho trabalhe no seu melhor estado.
- Use roupas com tecidos mais leves, que não precisem ser passadas. Isso pode ajudar a economizar no uso do ferro de passar. Além disso, elas são lavadas de maneira mais rápida, o que, diferente dos tecidos mais pesados, reduz a força aplicada na máquina de lavar.
- Verifique constantemente se a vedação da geladeira está em boas condições: caso não esteja, o ar quente do ambiente externo pode entrar para o interior do equipamento e forçar o motor a trabalhar mais para manter a temperatura baixa. Você pode fazer um teste de vedação colocando uma folha de papel ao fechar a porta. Se ela sair com facilidade, pode ser um sinal para trocar a borracha.
- Utilize equipamentos com programação de desligamento automático, configurando para desligar 1-2 horas antes do usual, para diminuir o uso excessivo de energia.
- É importante manter as instalações elétricas do imóvel em bom estado e seguro. Caso observe oscilações ou disparos no disjuntor, a orientação é procurar um eletricista residencial para revisar a fiação.
Bandeira tarifária
Além dos fatores climáticos e a variação de consumo, o valor final da conta de energia também deve ser impactado com a bandeira vermelha patamar II, determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e que entra em vigor no dia 1º de agosto. A medida ocorreu em razão da ativação das termelétricas, que é uma fonte de energia com custo maior que o das hidrelétricas. A última vez que a bandeira vermelha patamar II precisou ser acionada foi em outubro de 2024. Com isso, as contas de energia terão um adicional de R$ 7,87 a cada 100 quilowatts-hora (kWh ) consumidos. A sinalização por bandeiras é uma forma de comunicar aos consumidores quando haverá cobrança complementar na conta de luz e os custos da geração de energia no Brasil.