O Dia dos Pais, celebrado no segundo domingo do mês de agosto, é uma data muito especial para a área econômica, sendo uma das mais aguardadas pelo varejo. Na hora da compra, de acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), os perfumes e cosméticos estão entre os itens mais procurados para presentes (representando 34%).
Para que esses itens cheguem às prateleiras é necessário um processo rigoroso de estudo envolvendo especialistas. Um dos profissionais mais requisitados é o farmacêutico bioquímico, profissional da área da saúde especializado em análises clínicas e laboratoriais, atuando na pesquisa, desenvolvimento e controle de qualidade de medicamentos, produtos de higiene, cosméticos e alimentos.
O profissional combina conhecimentos de farmácia e bioquímica para realizar exames laboratoriais e pesquisas, garantindo a segurança, eficácia e qualidade dos produtos que serão vendidos aos consumidores.
As pesquisas incluem testar a pureza, eficácia, estabilidade e segurança dos produtos. O profissional também monitora os processos de fabricação para garantir que os produtos atendam aos padrões estabelecidos por órgãos reguladores, como a Anvisa.
O presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Tocantins (Sindifato), Renato Soares Pires Melo, argumenta ser crucial o papel do farmacêutico na indústria cosmética. "É fundamental que a sociedade compreenda a amplitude da atuação do farmacêutico. Nosso papel na indústria cosmética, por exemplo, é absolutamente crucial e vai muito além do que a maioria imagina. O farmacêutico não é apenas um especialista em medicamentos; ele é um cientista capaz de garantir a segurança e a eficácia de produtos que utilizamos em nosso dia a dia, como os cosméticos", assegurou o presidente.
Renato Soares reforça ser o farmacêutico, com sua formação aprofundada, habilitado para atuar em ensaios biológicos na indústria cosmética, participando ativamente da equipe multiprofissional que realiza os testes biológicos de segurança e eficácia. "No exercício dessa atividade, o profissional poderá realizar testes de segurança (toxicológicos) e de eficácia (biológicos e não invasivos). Os testes toxicológicos abrangem as toxicidades aguda e subcutânea, absorção percutânea, irritabilidade primária cutânea, irritabilidade cumulativa cutânea, irritabilidade ocular, comedogenicidade, sensibilização da pele, fototoxicidade ou fotoirritação, fotoalergia e outros. Já os testes de eficácia abrangem a determinação do fator de proteção solar (FPS), a resistência à água, hidratação cutânea, determinação da oleosidade, rugosidade, elasticidade, penteabilidade, tricograma e outros. Essa expertise multifacetada do farmacêutico assegura que os produtos cheguem ao consumidor final com a qualidade e a segurança necessárias, protegendo a saúde e o bem-estar de todos", explicou o presidente.
Perigo de produtos falsificados
Nas farmácias, lojas de cosméticos, supermercados, ou outros estabelecimentos formais, é possível encontrar diversos produtos direcionados ao Dia dos Pais, desde gel para cabelo, perfume, até aparelho de barbear. No entanto, muitas pessoas preferem comprar o presente em locais não regularizados, visando economizar no bolso. O que é preciso analisar é que este item tem grande chance de ser falsificado, deixando de passar por pesquisas específicas, não oferecendo componentes e princípios ativos seguros à saúde.
Há um mercado muito grande de falsificação. Os cosméticos estão entre os itens mais falsificados no Brasil. Normalmente o comprador cai em propaganda na internet, por exemplo, com fotos transformadoras, com gatilhos mentais que prometem milagres, e com preço muito abaixo.
O Sindifato adverte para cuidados. Produtos falsificados podem conter ingredientes como bactérias patogênicas, metais pesados e substâncias cancerígenas, além de não passarem por rigorosos testes de qualidade e segurança.
Os farmacêuticos, acrescenta o presidente do Sindifato, são profissionais preparados para identificar e combater esses produtos falsificados. "É nesse ponto que a relevância do farmacêutico se torna ainda mais evidente. Dada a nossa capacidade de realizar testes biológicos e toxicológicos complexos, somos os profissionais mais qualificados para identificar e combater a proliferação de produtos falsificados. A compra de itens de beleza e higiene em locais não regularizados é um risco enorme à saúde pública, pois esses produtos, sem a supervisão e os rigorosos testes que o farmacêutico garante na indústria, podem causar desde irritações leves até danos permanentes", alerta Renato.
O Sindifato reitera que a garantia de um produto seguro e eficaz passa invariavelmente pela expertise do farmacêutico, que assegura o cumprimento de todas as normas e padrões de qualidade, protegendo o consumidor de potenciais perigos. "Fiquem atentos: a sua saúde não tem preço, e a presença do farmacêutico é a sua maior garantia de segurança", reforça o representante.
Sindifato
O Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Tocantins foi fundado em 20 de setembro de 1997 e registrado em 8 outubro de 1998, quando foi constituída a primeira diretoria em assembleia geral da categoria. É formado pela Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Delegados Representantes junto á Federação, efetivos e suplentes, eleitos a cada quatro anos.
E-mail: contato@sindifato.org.br. Página online: https://www.sindifato.com.br/. Instagram (@sindifato).